Protorracionalismo
ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTÓRIA II – PROFESSORA TANIA ROSSARI – TURMA 33
ALUNOS: LAURA GONCZOROSKI, JULIO USSENCO, PAOLA MONTANARI E PAMELA COZLOVSKI
PROTORRACIONALISMO – QUESTIONÁRIO
1) Identificar em que se diferenciam e em que se aproximam Art Nouveau e Protorracionalismo.
O Protorracionalismo se diferencia do Art Nouveau pela negação dos elementos decorativos, ele recusa a morfologia e propõe a geometria. O Protorracionalismo possui um fim prático: a arquitetura é organização do espaço e não arte do espaço com no Art Nouveau. O Protorracionalismo e aproxima do Art Nouveau pois herdou a sua redução estilística.
2) Por que o Protorracionalismo se distanciou do Racionalismo dos anos 20/30?
O Protorracionalismo se distanciou do racionalismo dos anos 20/30 porque não foi capaz de aceitar os novos códigos linguísticos das vanguardas.
3) O Protorracionalismo foi anticlássico, ou foi clássico, foi moderno ou antimoderno?
O Protorracionalismo por sua intenção simplificadora as vezes representa uma atitude anti-clássica e ao contrário, as vezes parece próximo do neoclassicismo.
4) Qual a primeira e principal invariante do estilo Protorracionalista, conforme Renato de Fusco?
Para Renato de Fusco, o primeiro edifício a ser considerado protorracionalista é o palácio Stoclet construído por Hoffmann em Bruxelas.
5) Para além da arte, que mais a arquitetura protorracionalista seria para Loos, Perret, Garnier e Behrens?
Loos afirma que a arquitetura se diferencia da arte porque tem fins práticos. O objetivo de Perret é a qualidade da construção. Garnier trata de levar a arquitetura à urbanística. Behrens trata de levar à pratica a edificação industrial.
6) Qual a atitude da arquitetura protorracionalista face à técnica?
A época do Protorracionalismo coincide com a difusão do concreto armado, aproveitando as possibilidades desse material para conseguir seu programa de simplificação e economia.
7) O que se