Protocolos e Segurança de Redes sem fio
Quando a estação emissora deseja enviar um pacote, ela verifica se o meio de comunicação está livre se este estiver, procede a transmissão. Depois de a estação transmitir seu pacote de dados, ela espera da estação receptora u pacote de confirmação chamado ACK (Acknowledgment). A estação receptora, depois de verificar que o pacote está consistente,envia o pacote ACK para a estação emissora. Caso a estação emissora não o tenha recebido pelo fato da estação receptora também não tê-lo recebido, ou ainda, caso a estação receptora o tenha enviado, porém o pacote ACK não retornou à emissora ou chegou corrompido, é assumido que houve uma colisão e a estação novamente transmite o pacote, após um tempo randômico de espera.
Depois de a primeira transmissão ter ocorrido com sucesso em uma rede sem fio, cada computador da rede será configurado para transmitir em um determinado período de tempo. Assim, a partir deste momento não ocorrerá colisão, pois cada computador possui um momento certo9 para iniciar a sua transmissão. Quando a rede permanece ociosa, isto é, se passar o tempo em que as máquinas devem transmitir e nenhuma quiser fazê-lo, então, o meio de comunicação deixa de ser utilizado e a rede volta ao estado anterior da primeira transmissão.
É importante observar que o tempo de transmissão de cada máquina só será definido depois de uma primeira transmissão ter sido efetuada. Assim, o único momento em que pode haver colisão é na primeira transmissão, isto é, quando dos ou mais dispositivos sem fio verificam que o canal está livre e tentam transmitir ao mesmo tempo.
Padrão 802.11b
O padrão 802.11b foi o primeiro desenvolvido pelo IEEE especificamente para redes Ethernet sem fio. Este padrão foi desenvolvido a fim de atender as necessidades e expectativas das empresas. Ele pode operar tanto na topologia ad-hoc quanto na topologia cliente-servidor. Opera na frequência de 2,4 GHz conhecida como ISM (Industrial Scientific