protocolo
O protocolo de Kyoto é o fruto da preocupação com o aquecimento global
Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução daemissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogenicas do aquecimento global.
Diante da efetivação do Protocolo deKyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japone-sa de Kyoto,nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, com-prometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir aemissão de ga-ses.
As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuiçãoda emissão de gases dos países que compõe a União Européia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente,China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.
O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redu-ção de gases, mas também incentiva e estabelece medidas comintuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos im-pacto. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se em 2001 doprotocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do