Protocolo X10
Faculdades de Taquara/FACCAT
Taquara – RS – Brazil
Resumo. Neste artigo, iremos mostrar, o que é o protocolo X-10, sua história, padrões, serviços fornecidos, formato das mensagens, como funciona a detecção de erros, equipamentos que utilizam este protocolo. Este protocolo destaca-se pela sua popularidade, baixo custo e versatilidade.
1. História
A tecnologia X10 foi desenvolvida entre 1976 e 1978 pela empresa Pico Electronics Ltd, em Glenrother, Escócia, com o objetivo de transmitir dados através da linha elétrica a baixa velocidade (50 bps na Europa e 60 bps nos EUA). O nome X10 deu-se ao fato de este ser o décimo projeto da referida empresa [Rye, 97]. A enorme variedade de módulos e interfaces X10, a utilização da rede elétrica existente como meio de transmissão, os preços baixos e a facilidade na instalação (a maior parte dos módulos são plug&play) contribuíram para o rápido sucesso do X10 nos EUA e Europa..
Os Fundadores da X-10 Ltd, estabeleceram como princípios estratégicos, desenvolvimento de produtos com tecnologia própria, desenhar produtos para grande quantidades com baixos custos de produção. Fabricar em mercados de baixos custos de produção (extremo Oriente). Introdução dos artigos no mercado a preços acessíveis.
Apesar do protocolo já ter mais de 30 anos, os sistemas domésticos baseados em X-10, mantêm uma constante atualização com a saída permanente de novos produtos, correspondendo às solicitações de integração de outros produtos de consumo.
O sistema X-10 é líder mundial de sistemas de domótica, com centenas de milhões de módulos instalados em todos os continentes. De fato, dá segurança aos consumidores que optem pela sua utilização, porquanto terão garantidas as atualizações futuras.
.
2. Padrões
O X-10 é um protocolo de comunicação para efetuar o controle remoto de dispositivos elétricos. Foi projetado para comunicação entre transmissores X-10 e receptores X-10 através da fiação elétrica comum de uma casa. Os