Protocolo hienização e limpeza
A limpeza hospitalar é uma das medidas eficazes de prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. A disseminação de vírus, de micobactérias e de diversos fungos que se dão através do ar, da água e das superfícies inanimadas. A limpeza e a desinfecção com um desinfetante são eficazes em reduzir a infecção cruzada, veiculada pelo ambiente.
A água por si só, não faz a limpeza de forma eficiente, ela não é bem absorvida pela superfície onde é aplicada (formação de gotas). Para melhorar a eficiência da água na remoção da sujeira adicionam-se a ela substâncias, como o detergente , de tal modo que ela se espalhe, promovendo o contato mais íntimo com a superfície a ser limpa.
As paredes, janelas, portas e tetos têm pouca relação com a transmissão de infecção hospitalar.
A limpeza de rotina é necessária, mas não exige uma frequência tão grande como o piso, o mobiliário e os equipamentos. Deve ser estabelecida uma rotina de limpeza periódica, de acordo com a área hospitalar em que se encontram e sempre que houver sujidade visível.
2. FINALIDADES DO SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA - SHL
A principal finalidade do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) é preparar o ambiente, manter a ordem, proporcionando maior segurança favorecendo o bom desempenho das ações a serem desenvolvidas, melhorando assim, a qualidade dos serviços.
O SHL tem como principais finalidades:
- Manter o ambiente limpo;
- Prevenir infecções hospitalares;
- Conservar equipamentos;
- Prevenir acidentes de trabalho.
3. CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS HOSPITALARES:
Para facilitar o discernimento entre a necessidade de limpeza ou desinfecção, o ambiente hospitalar foi classificado de acordo com o risco de contaminação em áreas: Críticas, Semicríticas e Não-Críticas.
3.1 Áreas Críticas
São aquelas onde há maior reunião de pacientes graves (baixa resistência), maior número de procedimentos invasivos e, portanto, maior número de