Protocolo empresarial de comunicação com a comunicação social
O principal objectivo de qualquer empresa ao procurar o contacto com os órgãos de comunicação social é conseguir espaço de informação que lhe garanta visibilidade e lhe aumente a notoriedade. De facto, é cada vez mais importante para qualquer empresa, estar presente na mente dos consumidores e da sociedade em geral, porque senão arrisca-se simplesmente a desaparecer. Com o aumento da concorrência, não basta produzir ou disponibilizar produtos ou serviços de qualidade, é preciso dá-los a conhecer. E o custo da publicidade é muitas vezes proibitivo. Frequentemente, as empresas já possuem no seu interior motivos de interesse para a imprensa, só é preciso é divulgá-los.
A relação com os órgãos de comunicação social pode ser facilitada se tiver na sua estrutura interna um gabinete vocacionado para a comunicação. Pode ser constituído por uma única pessoa que, de início, acumule esta com outra função. Enquanto uma grande empresa tem várias pessoas num departamento de comunicação. A sua função principal será a de assegurar que a empresa transmite a imagem pretendida.
Caberá a esta pessoa saber o que dizer à comunicação social, saber distinguir qual a informação importante e qual a meramente acessória. Esta pessoa poderá também responder às questões levantadas pela comunicação social através do site da empresa, uma forma de comunicação cada vez mais utilizado também pela imprensa. Esta situação é cada vez mais vulgar e a ausência de resposta é passível de prejudicar uma comunicação futura.
A existência de um gabinete de comunicação interno contribui igualmente para a uniformização da informação veiculada para o exterior, já que não pode haver nada pior do que afirmações contraditórias proferidas sobre um mesmo assunto por dois responsáveis da empresa.
Como estabelecer boa relação com os meios de comunicação social?
O gabinete de comunicação terá que manter uma relação regular com a imprensa.
Não se pode