Protocolo de Kyoto
Protocolo de Kyoto
É um acordo internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. O protocolo foi finalizado em 1997, baseado nos princípios do Tratado da ONU sobre Mudanças Climáticas, de 1992. Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.
- O Protocolo de Kyoto entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, estabelecendo as primeiras metas de redução de gases poluentes no planeta, que, acredita-se, estejam ligados ao aquecimento global. Gases como o dióxido de carbono "segurariam" o calor na atmosfera, causando o chamado efeito estufa.
- O documento foi assinado por 141 nações, mas apenas 30 países industrializados estão sujeitos a essas metas. O Brasil ratificou o tratado, mas não teve de se comprometer com metas específicas porque é considerado país em desenvolvimento.
- O protocolo foi acordado em 1997 na cidade japonesa de Kyoto, mas só ganhou força para entrar em vigor depois que a Rússia decidiu ratificá-lo. Era necessário que o tratado reunisse os responsáveis por pelo menos 55% das emissões.
- Foi solicitado à diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
- Otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;
- Aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);
- Proteção de florestas e outras áreas verdes;