protocolo de kyoto
O Protocolo de Kyoto é um documento que tem objetivo de firmar acordos internacionais estabelecendo metas para redução na emissão de gases-estufa na atmosfera e o aquecimento Global, principalmente pelos países mais desenvolvidos industrialmente, além de criar formas para desenvolver de maneira menos impactante aqueles países em menos desenvolvimento. Ó mesmo foi ratificado em 15 março de 1998, mas entrou em vigor oficialmente no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto no Japão.
Objetivos
No documento foi criado um cronograma onde em que os países são obrigador a reduzir, em 2,5% a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012(primeira fase do acordo). Os gases citados no documento são o dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre.
A emissão deste poluentes ocorre em vários setores econômicos e ambientais. Os países acordaram entre si que deveria colaborar uns com os outros para atingir a meta estabelecidas. O Protocolo de Kyoto sugere ações de comum acordo, por exemplo:
Aumento no uso de fontes de energias limpas (energia eólica, biomassa solar etc.).
Proteção de florestas e outras áreas verdes;
Proteção de florestas e outras áreas verdes;
Diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
Definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).
As etapas do Protocolo de Kyoto
Em 1988, ocorreu na cidade canadense de Toronto a primeira reunião com líderes de países e classe científica para discutir sobre as mudanças climáticas, na reunião foi dito que as mudanças climáticas têm impacto superado somente por uma guerra nuclear. A partir dessa data foram sucessivos anos com elevadas temperaturas, jamais atingidas desde que iniciou o registro.
Em 1990, surgiu o IPCC (Painel