Protocolo de cuidar
Vamos abordar sobre a sonda nasoenteral que é um tubo de silicone usado para alimentação quando o alimento não pode passar pelo trajeto normal a sonda colocada pelo nariz chega até o intestino (por isso a expressão enteral, que provém de intestino). Ela leva alimento que deve ser o mais simples possível em sua composição visto que ao chegar ao intestino uma grande parte do processo digestivo já deveria ter sido realizado.
Iremos resaltar a técnica e o procedimento de como deve ser feita. Esse tipo de sonda só deve ser realizado por um profissional de nível superior (enfermeiro) e a sua manutenção é muito simples.
2 OBJETIVO
A maneira como ela estará instalada determinará seu objetivo, é manter o paciente nutrido, porém minimizar os esforços do organismo. Ela tem a função de levar alimento pastoso até o órgão que faz a sua absorção - ou seja, tem por função a nutrição do individuo.
3 PROTOCOLO DA TÉCNICA
Protocolo Nº1
Sondagem nasoenteral
1- Finalidade:
Permitir a administração de dietas e medicamentos de maneira mais confortável e segura, principalmente nos pacientes idosos, acamados e com reflexos diminuídos.
2- Indicação e contraindicação:
Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição.
Contraindicação: pacientes com desvio de septo e TCE
3- Responsabilidade:
Enfermeiro.
4- Risco/Pontos críticos:
• Traumas nasais;
• Inflamação do intestino;
• Diarreia;
• Obstrução da sonda;
• Pneumotórax.
5- Material:
Máscara descartável, bandeja, SNE, gel hidrossolúvel, seringa 20 ml, gaze, estetoscópio, luva de procedimento, esparadrapo/micropore, SF 0,9%, lanterna (se necessário), biombo (se necessário), toalha ou papel toalha.
6- Descrição da técnica:
Ação da Enfermagem Justificativa
01-Higienizar as mãos;
02-Conferir prescrição médica, reunir o material e levar para próximo ao paciente;