protocolo de atendimento
MÓDULO III: ASSESSOR DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS III
RELATÓRIO
Carga Horária: 45 h/a
Data: 08/02/2014 e 16/06/2014
Campo da Prática: Ambulatório Escola (AMBE)
Aluno (a): Aparecida; Beatriz; Gislaine Dias; Mayara Santos; Rogéria Portugal; Schaiane Gomes.
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem o propósito de planejar, controlar e sistematizar o atendimento no Ambulatório Escola da FMP/FASE, também vinculado ao SUS. Iremos ressaltar a importância da participação e envolvimento de todos os sujeitos inseridos no núcleo de atendimento e assistência aos pacientes do ambulatório.
Protocolos são considerados importantes instrumentos para o enfrentamento de diversos problemas na assistência e na gestão dos serviços. Orientados por diretrizes de natureza técnica, organizacional e política, têm, como fundamentação, estudos validados pelos pressupostos das evidências científicas. São estratégias fundamentais, tanto no processo de planejamento, implementação e avaliação das ações, quanto na padronização das ações e do processo de trabalho.
Embora os protocolos sejam criados através de estudo e baseados em referências cientificas, a sua utilização deve ter constante avaliação e revisão periodicamente, e que este não fuja da realidade e das condições de trabalho, abrindo espaço para renovação e inovação. Contudo evita-se que o trabalho se transforme em um processo desestimulante e sem significado na visão da gerencia e dos funcionários.
Ao instituir o protocolo terá mais segurança para os pacientes e funcionários. Os pacientes sentem-se seguros com o atendimento, tomando conhecimento que os procedimentos são sistematizados e beneficia a todos de uma forma igualitária, os funcionários tomam atitudes baseados em um procedimento correto sem ter medo de uma correção, tendo