Protista
- Rizópodes: locomoção por pseudópodes, que são pseudo-pés (pés-falsos);
- Ciliados: locomoção através de cílios;
- Flagelados: locomoção através de flagelos;
- Esporozoários (ou apicomplexos): não têm sistema de locomoção;
Rizópodes (Filo Rhizopoda)
São os que possuem pseudópodos (falsos pés) e que, em geral, reproduzem-se por divisão simples da célula. As amebas são os principais representantes deste grupo.
ameba com pseudópodes
Algumas podem ter vida livre, geralmente na água, se alimentando de restos de diversas origens sem causar danos a qualquer outro ser vivo.
A entamoeba histolystica é encontrada na água contaminada, causando a amebíase, doença que afeta o intestino causando ulcerações e feridas, alimentando-se de glóbulos vermelhos, capturando-os por meio dos pseudópodos.
Ciliados (Filo Ciliophora)
Apresentam pequenos filamentos em volta do corpo, chamados cílios. Esses cílios, por batimento coordenado, permitem um rápido deslocamento do individuo em meio líquido.
A grande maioria dos ciliados tem vida livre na água, alimentando-se de detritos ou de outros micro-organismos. Há poucas espécies parasitas, como por exemplo o Balantidium coli, que habitualmente vive no organismo do porco e pode parasitar o homem, provocando cólicas e disenteria.
Um exemplo de ciliado de vida livre é o Paramecium sp. Geralmente se reproduzem por divisão simples da célula.
Flagelados
Apresentam um ou mais flagelos, que são filamentos longos usados para locomoção quando vibram no meio líquido. Muitos têm vida livre, mas a maioria é parasita, podendo causar doenças.
Trichomonas vaginalis – fica alojado no aparelho reprodutor humano, geralmente nas mulheres, na vagina. Provoca muita coceira, ardência e corrimento, a Tricomoníase.
Giardia lamblia – causa a giardíase, no intestino. os sintomas são náuseas, cólicas, diarréia, etc. ,é transmitida através da água e alimentos contaminados pelo