Protheus
Controladoria
Ativo Fixo
Controle de múltiplas moedas
Elimina a limitação do ambiente e permite controlar mais do que cinco moedas ao mesmo tempo.
Tal possibilidade, além do cadastro das 5 moedas, com as quais o módulo Ativo Fixo já atuava, visa atender às demandas de controle e gestão estabelecidas pelos pronunciamentos contábeis do CPC –
Comitê de Pronunciamentos Contábeis- em conformidade com a convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais.
Dentro desse contexto, tal possibilidade permite a utilização de moedas com taxas de depreciação gerenciais ou contábeis, o que atende à determinação de segregar os controles do imobilizado das taxas de depreciação estabelecidas legalmente, no caso do Brasil pelo FISCO, das taxas de depreciação que representam a realidade operacional da empresa.
Redução ao Valor Recuperável de Ativos
Seguindo as regras estabelecidas pelos pronunciamentos contábeis do CPC – Comitê de
Pronunciamentos Contábeis, em relação ao processo de convergências das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais, conforme Lei 11.638/Dez-2007.
Conforme estabelecido e emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (o CPC 01 – Redução ao valor recuperável de ativos), as empresas deverão aplicar ao menos uma vez por ano o teste de impairment em seus ativos de valor relevante.
Esse teste determinará o valor do bem em função de sua avaliação de mercado ou em função de sua capacidade de gerar recursos econômicos para a empresa.
Trata-se de um processo de análise de cenários, o qual é normalmente realizado por uma consultoria de patrimônio, em função da necessidade de um laudo que corrobore com o novo valor registrado para o bem avaliado.
Assim, a funcionalidade de redução ao valor recuperável de ativos permite o registro e acompanhamento dos bens que sofreram essa avaliação.
Contabilidade Gerencial
Consolidação Contábil Configurada com Movimentos
Elimina