Proteínas
Proteínas
Petrolina, 02 de agosto de 2013.
Francisco José Valgueiro Gomes Diniz Carvalho nº 1131
Proteínas
Petrolina, 02 de agosto de 2013.
Introdução
As proteínas são alimentos usados na construção do organismo e responsáveis pelo crescimento e reposição do material desgastado. Também têm função energética.
Uma nutrição balanceada inclui a ingestão de proteínas que são especialmente abundantes nas carnes, em geral, nos peixes, no leite e seus derivados, nos ovos e grãos diversos, como a soja, o feijão, a ervilha, o arroz, entre outros exemplos. A seguir veremos mais detalhadamente as funções das proteínas.
Histórico
As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados eram as claras de ovo de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito intrigados, assim como também acontecia com outras substâncias encontradas no leite e no sangue. O termo proteína foi utilizado pela primeira vez em 1838, por um químico holandês chamado Gerardus Johannes Mulder.
Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, hoje sabe-se que a molécula de proteína é constituída por uma longa sequência de aminoácidos unidos por meio de ligações peptídicas.
Aminoácidos
Os aminoácidos são substâncias orgânicas que contêm sempre um grupo amina e um radical ácido. São conhecidos cerca de vinte aminoácidos que rotineiramente participam da estrutura das proteínas. Os vegetais são capazes de produzir todos os aminoácidos de que necessitam para a construção de suas proteínas. Os animais, no entanto, são capazes de produzir apenas alguns dos aminoácidos de que precisam, estes são chamados de aminoácidos naturais