Proteínas
Entre as proteínas plasmáticas podemos citar: as proteínas totais, albumina (principal proteína plasmática), globulinas (Componentes das globulinas: α1-globulinas, α2-globulinas, β-globulinas, Gama-globulinas).
2- Qual a importância de se conhecer as proteínas plasmáticas?
As proteínas plasmáticas são muito utilizadas como auxiliares de diagnóstico, além disso, a determinação dessas proteínas fornecem informações sobre o estado de hidratação do paciente.
3- Quais as principais funções das globulinas?
No organismo elas desempenham função de transporte como a globulina de ligação à tiroxina , a apolipoproteínas (colesterol, triglicerídeos) e a transferrina (ferro); imunidade humoral através das imunoglobulinas; manutenção da pressão osmótica por todas as proteínas, particularmente a albumina; Enzimas como a renina e os fatores de coagulação; inibidores da protease como a α1-antitripsina (atua nas proteases); a função de tampão pode ser observado por boa parte das proteínas.
4- Qual a importância das principais imunoglobulinas?
As imunoglobulinas ou anticorpos – proteínas especializadas sintetizadas pelos linfócitos – podem reconhecer e precipitar, ou neutralizar, invasores como bactérias, vírus ou proteínas estranhas oriundas de outras espécies.
As imunoglobulinas da classe IgG são produzidos em resposta à maioria das bactérias e vírus; agregam e envolvem pequenas proteínas estranhas como as toxinas bacterianas.
A classe IgA é encontrada nas lágrimas, suor, saliva, leite, colostro, secreções gastrointestinais e brônquicas. A IgA fornece proteção da área externa contra microorganismos. Anticorpos da classe IgM são os primeiros produzidos pelo feto durante o desenvolvimento. Eles estão confinados ao sangue em razão de sua elevada massa molecular que impede a passagem para o espaço extravascular.
A IgD possui estrutura similar a IgG, muitas vezes está presente associada ao monômero IgM, na superfície dos