proteína c reativa pcr
Acadêmica:
1. Quais mediadores bioquímicos (citocinas e outros) são os principais responsáveis pela ativação na produção de PCR pelo fígado?
R: Os mediadores são TNF-α (fator necrose tumoral), ele exerce importante papel no controle da massa corporal normal e interleucinas-6 e interleucinas-8, que induzem uma resposta inflamatória de fase aguda sistêmica associada a infecção.
2. A PCR é utilizada para monitorar processos inflamatórios infecciosos e não infecciosos. Para um melhor entendimento dos processos infecciosos graves, defina o quadro clinico que um paciente pode apresentar caso esteja desenvolvendo uma:
a) SEPSE
R: Trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos.
Os sintomas apresentados podem ser febre, aceleração do coração (taquicardia), respiração mais rápida (taquipneia), fraqueza intensa e tonteiras e pelo menos um dos sinais de gravidade, como pressão baixa, diminuição d quantidade de urina, falta de ar, sonolência excessiva ou ficam confusos (mais comum em idosos).
b) SEPSE GRAVE OU SEVERA
R: Está associada com disfunção de órgãos, hipoperfusão ou hipotensão, podendo haver acidose lática, oligúria ou alterações agudas do nível de consciência.
c) CHOQUE SÉPTICO
R: Choque séptico é uma infecção generalizada que se dá quando as bactérias, fungos ou vírus de uma infecção local chegam à corrente sanguínea, espalhando-se por todo o corpo, causando sintomas do choque. Provocando uma diminuição da pressão arterial, dificultando a chegada de sangue e de oxigênio no cérebro, coração, rins e outros órgãos. Isto leva à presença de sinais e sintomas como febre, dificuldade para respirar, pouca urina, inchaço e alterações da pressão sanguínea.
d) SDMO
R: Disfunção de múltiplos órgãos, é a função orgânica alterada em pacientes agudamente