Proteção e Chaveamento das subestações
Unidade 3 – Proteção e Chaveamento das subestações
3.1.
CHAVE SECCIONADORA DE ALTA TENSÃO
Segundo a NBR 6935, chave é um dispositivo mecânico de manobra que na posição aberta assegura uma distância de isolamento, e na posição fechada mantém a continuidade do circuito elétrico nas condições específicas.
A mesma norma define o seccionador como sendo um dispositivo mecânico de manobra capaz de abrir e fechar um circuito e, durante um tempo especificado, correntes sob condições anormais, tais como curto-circuito. As principais funções das chaves seccionadoras são:
Manobrar circuitos, permitindo a transferência de carga entre barramentos de uma subestação;
Isolar um equipamento qualquer da subestação, tais como transformadores, disjuntores, etc. Para e execução de serviços de manutenção ou outra utilidade.
3.2.
CHAVE FUSÍVEL
A chave fusível é um equipamento cuja função é proteger os circuitos primários contra sobrecorrentes originadas por sobrecargas, curto-circuito, dentre outros. É utilizada nas redes aéreas de distribuição urbana e rural, bem como em pequenas subestações sejam elas do consumidor ou da concessionária de energia elétrica. Como o próprio nome indica, um elemento fusível intera o equipamento e é o principal responsável pelas características básicas do seu princípio de funcionamento.
Sistemas Elétricos de Potência – 2º bimestre
Página 1
Técnico em Eletrotécnica
3.3.
CHAVE DE ATERRAMENTO
A aplicação desta chave é mais aconselhável em subestações de potência que não requeiram maiores níveis de continuidade de serviço, pois sua operação implica no desligamento completo do sistema a partir do disjuntor de retaguarda.
A chave para aterramento temporário tem a finalidade de estabelecer o aterramento de um circuito para manutenção do sistema com segurança, rapidez e agilidade. A chave possui três posições: aterrar-desligar-ligar.
Ao posicionar a chave na posição aterramento o