proteção social
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Relatório de Estágio Supervisionado IV
Orientadora: Simone Gomes da Silva
Belo Horizonte
2013
Relatório de Estágio Supervisionado IV
Nayara Cristina Cendon
Relatório de estágio apresentado como requisito de avaliação do curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA, com orientação do Profª. Simone Gomes da Silva
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
Este relatório de estagio visa identificar o campo de estagio, bem como este se relaciona com as demais políticas da Seguridade Social. E para entender esta relação, veremos a frente a importância dessas políticas para efetivação do trabalho em rede.
1.1 Seguridade Social no Brasil: apontamentos teóricos e históricos.
De acordo com Mota (2006) a seguridade social é por definição uma esfera de disputas e negociações na ordem burguesa. Desse modo, independente de seus objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social, o escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho. Assim especificaremos cada política no intuito de compreender sua importância.
No âmbito da previdência social no Brasil, o Serviço Social foi definido em sua competência, de acordo com Yazbek(2008) como “campo do esclarecimento dos direitos sociais, dos meios de exercê-los e do estabelecimento conjunto com os beneficiários, quanto à solução de problemas, tanto na sua relação com a instituição como na dinâmica da sociedade”. Nesse sentido, a ação prioritária do Serviço Social está voltada para garantir o direito, seja pelo acesso aos benefícios e serviços previdenciários ou na orientação para a formação de uma consciência de proteção social ao trabalho com a responsabilidade do Poder Público.
Na