Proteção social básica
A proteção social basica tem como objetivo a prevenção de situações de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e Destina-se á população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras)
Essa proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Esses serviços e programas deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas. Os benefícios de prestação continuada (bpc) compõem a proteção a proteção social basica, dada a natureza da sua realização.
Os programas qualificam e incentivam os benefícios e serviços socioassistencias, como o programa nacional de proteção do acesso ao mundo do trabalho – acessuas/trabalho, que busca a autonomia das famílias usuárias da politica de assistência social, por meio do incentivo e da mobilização o a integração ao mundo do trabalho.
A proteção social basica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre -elas, destacam-se os centros de referencias de assistência social (CRAS) e a rede e serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os centros de convivência para as crianças, jovens e adultos.
Tendo em vista que a politica de assistência social sempre foi sempre foi espaço privilegiado para operar benefícios,