Proteção de Estruturas metálicas
O uso de estruturas metálicas em construções comerciais vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos. Os benefícios da utilização deste tipo de estrutura são enormes: podem ser até três vezes mais rápidas e gerar custos totais menores que a construção com estruturas em concreto.
Proteção contra a corrosão:
O aço em contato com o meio ambiente tende a se oxidar pela presença de O2 e H2O, começando pela superfície do metal até a sua total deterioração. A corrosão de muitos metais, como o ferro, causa grandes prejuízos econômicos e sociais.
A prata, o alumínio e o cobre não têm a sua corrosão muito intensa, porque ao se oxidarem eles naturalmente formam uma espécie de película protetora que impede que o restante do material sofra a corrosão.
Ao sofrerem corrosão, os metais alumínio, cobre e prata formam películas que protegem o restante do metal.
O ferro, no entanto, enferruja, formando Fe2O3. e H2O, que não é uma película de proteção. Pelo contrário, a ferrugem da superfície do metal vai se soltando e expondo continuamente o ferro metálico à condição ambiente. Desse modo, a corrosão prossegue até a total deterioração da peça. Assim métodos de proteção são desenvolvidos para o ferro e o aço, visto que não têm um processo de proteção natural. São eles:
Aços Resistentes à Corrosão Atmosférica
1 - Aços Inoxidáveis
São aços (liga de ferro e carbono) se torna inoxidável ao misturá-lo com outros metais, como o crômio, níquel, vanádio e tungstênio, porém seu uso é restrito em edificações.
2 - Aços Patináveis ou Aclimáveis (CORTEN)
Aço patinável, é um tipo de aço que em sua composição contem elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil, apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. São encontrados na forma de chapas, bobinas e perfis laminados.
A sua utilização não exige revestimento contra corrosão, devido a formação da