Proteção contra incendio
Problemas e processos de tomada de decisão
Curso: Engenharia de produção
Disciplina: Engenharia econômica
Nome: André Ferfoglia R.A 3226020493
Professor: Ricardo Paoloni
Campinas , ___ de março de 2012
Estamos rodeados de problemas, e todos os dias nós deparamos com esses problemas que exigem que tomemos decisões para solucioná-los. Os problemas podem ser classificados em simples, intermediários e complexos.
Problemas simples são aqueles que não exigem uma análise mais profunda, pois, suas conseqüências são pequenas ou quase nulas. Como por exemplo, que cor de camisa deve ser usada para visitar um amigo.
Problemas intermediários é essencialmente de voltados ao elemento comercial, uma empresa deve comprar maquinas e fazer contratação de funcionário ou terceirizar algum tipo de serviço.
Problemas Complexos são aqueles onde deve se considerar vários elementos antes de se tomar uma decisão. Os elementos podem ser econômicos, políticos e humanísticos, sendo assim por mais justificável que seja o ponto de vista econômico, não significaria que a decisão a se tomar fosse à melhor a ser tomada sem que levassem em consideração os demais elementos do problema.
O papel da análise na engenharia econômica
Os problemas simples não se aplicam a análise, pois as decisões tomadas são de baixas conseqüências. Os problemas complexos também não já que o elemento levado em consideração para se tomar decisões não tem como ponto principal econômico. Sendo assim os problemas intermediários são os que se enquadram perfeitamente a analise na engenharia econômica, pois esse problema tem como elemento principal o elemento econômico, ou seja, qualquer decisão a ser tomada tem como ponto principal o elemento econômico. Suas características são: 1- Problemas suficientemente importantes para se adotar a analise. 2- Para uma avaliação criteriosa de problemas deve se levar em conta todos os pontos de vista e as varias