Protestos Ocorridos em 2013
No Brasil, ocorreram manifestações em cerca de 388 cidades, incluindo capitais e municípios.
O principal motivo do protesto foi a redução da tarifa de transporte, incentivando a população a fazer diversos outros protestos, principalmente contra a corrupção, a PEC 37, a cura Gay e altos custos de realizações da Copa do Mundo de 2014, no nosso país.
Houve propestos em quase todo o interior do Estado de São Paulo. Dezenas de Milhares de pessoas sairam em passeata e se reuniram em diversos pontos, em Campinas, na frente da prefeitura, São José dos Campos, interditaram uma rodovia. De um lado manifestantes com pedras e bombas caseiras, e do outro, a Guarda Civil com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
Em Vitória, cesca de cem mil pessoas, compareceram em um ato pacifico, um pequeno grupo apedrejou prédios e entrou em confronto com a polícia.
Porto Alegre, també houve confronto com a Brigada Militar, cesca de 15 mil pessoas marchavam em protesto. Foram jogados bombas de efeito moral e alguns manifestantes depredaram lojas.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,manifestacoes-foram-realizadas-em-388-cidades,1045216
O que muda no país após as manifestações populares?
"O Brasil acordou". Assim estava escrito em cartazes das manifestações que abalaram a nação e levaram às ruas mais de um milhão de pessoas. Depois disso, outros protestos aconteceram e talvez ainda estejam ocorrendo agora. Vamos, porém, considerar somente o que já houve. A partir de reivindicações contra o aumento das tarifas dos ônibus, a pauta dos manifestantes aumentou e passou a tocar em questões recorrentes: corrupção, malversação de dinheiro público, má qualidade dos serviços à população, em saúde, educação, segurança, etc. Os políticos - tanto do poder Executivo, quanto do Legislativo - foram colocados contra a parede e prometeram mudanças. Diante disso, é o caso de se perguntar se essas promessas serão cumpridas, se a população continuará