Protestos de 2013
Os protestos de 2013 tiveram inicio logo após o aumento da tarifa cobrada nos meios de transporte público de São Paulo e Rio de Janeiro. A população não pediu somente a volta ao preço antigo, ela cobrou a melhoria dos serviços públicos em geral. Cobrando melhor ensino nas escolas, melhores condições nos hospitais e a melhoria dos transportes coletivos. Mas, o foco foi perdido quando conseguiram fazer o preço da passagem voltar ao preço antigo.
Depois de conseguirem o retorno do preço antigo, as coisas ficaram fora do controle, porque pareciam pessoas despolitizadas e revoltadas com o governo, levantando a bandeira do anarquismo, e se isso acontecesse seria uma privação da democracia, porque é utópico e resultaria em uma intervenção militar no país.
Para acalmar os protestantes, a presidente Dilma Rousseff, sancionou uma lei em que 100% dos royalties do pré-sal serão destinados a educação. Mostrando que apesar de esses protestos de 2013 serem desorganizados, conseguiram uma conquista que pode mudar o Brasil para melhor, porque, investindo-se na educação, muito mais pessoas terão a oportunidade de conseguir entrar em uma universidade, que futuramente se tornarão profissionais.
Ao decorrer dos anos, os protestos mostraram imenso potencial. Derrubando até ditadores dos países Árabes, como Ben Ali da Tunísia e Hosni Mubarak do Egito. Mas, oque fez os protestos serem bem sucedido nesses países? Eles tinham um objetivo: a queda dos ditadores. Isso mostra aos brasileiros que querem a mudança de seu país, que para que se ocorra a mudança para melhor, deve-se exigir uma coisa de cada vez.