PROTESTOS DA COPA DO MUNDO DE 2014
TEMA: PROTESTOS DOS BRASILEIROS CONTRA Á REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO 2014
Nome:
24/02/2014
PROTESTOS DOS BRASILEIROS CONTRA Á REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO 2014
PROTESTOS EM REDES SOCIAS
Convocados através das redes sociais, milhares de manifestantes fizeram, no Rio e em São Paulo, protestos contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Intitulado "Não vai ter Copa", o protesto também foi convocado no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros estados.
No Rio, o protesto acontece na orla de Copacabana. Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao Hotel Copacabana Palace, na Avenida Atlântica, Zona Sul do Rio. A manifestação mobilizou cerca de 5 mil pessoas no Facebook.
Os manifestantes carregam cartazes com frases como "Copa pra quem?" e "Roubaram minha educação! Acabou o amor", e também gritam palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral. A polícia está no local mas, até o momento, não há registro de conflitos. Um grupo angariava assinaturas contra um projeto de lei que pretende proibir protestos durante o Mundial.
CONFLITOS EM SÃO PAULO
Na página do Facebook, o evento descreve os principais objetivos do protesto, “o intuito dos protestos contra a Copa 2014 é lutar pelos interesses do povo e de qualquer pessoa que deseje um país mais justo e menos desigual. Instruir o povo, cada vez mais, a uma democracia de verdade, participativa, cujo mesmo também governa, e não onde é governado por supostos representantes.” No manifesto, os representantes afirmam que "o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014, mas essa não foi uma vitória para o desenvolvimento brasileiro, e sim uma derrota para os direitos da população". Eles relembraram os protestos da população no ano passado para destacar o que consideram uma insatisfação da população com os gastos do evento esportivo no País.
"O levante de junho de 2013 mostrou claramente o que os brasileiros já