proteinas
As proteínas são consideradas o material de construção do nosso corpo podendo se comparar como o tijolo do corpo humano.
No nosso corpo as proteínas podem ser encontradas na pele, nas cartilagens, nos ossos e tendões que seriam o colágeno. No cabelo e nas unhas é o caso da queratina. E em abundância nos músculos responsáveis pela força dos nossos movimentos.
As proteínas são de fundamental importância para o organismo pois formam boa parte dos tecidos do nosso corpo. A falta de proteínas pode causar debilidade, edemas, apatia e até baixa das defesas do organismo, mas o excesso de proteínas pode se transformar em gorduras.
As proteínas encontram-se no reino animal e vegetal, existem no entanto dois tipos de proteínas: as de alto valor biológico e as de baixo valor biológico.
As de alto valor biológico encontram-se em alimentos como o leite e seus derivados, os ovos, a carne, o peixe, a soja, considerados fonte de proteínas completas.
As proteínas de baixo valor biológico encontram-se em alimentos de origem vegetal como grãos, pois não possuem os aminoácidos essenciais. Mas é importante que haja um equilíbrio pois os dois se complementam.
Para quem faz exercício físico, a proteína é muito mais importante. Em muitos esportes principalmente de força como a musculação o objetivo é romper o tecido muscular de modo com que se possa reconstruir de uma forma fortalecida, e é aí que a proteína entra em ação sendo ingerida para reconstruir o tecido e lhe conceder mais volume.
Assim, a ingestão de quantidades adequadas de proteínas, bem como, as qualidade dessas, é fundamental para o funcionamento do organismo.