Proteinas
2 Todos os aminoácidos tem um grupo amina primário (-NH2) e um grupo carboxilo (-COOH) unidos ao mesmo átomo de carbono (este chama-se carbono alfa, por ser contíguo ao carboxilo): A letra "R" representa o resto da molécula, e chamada cadeia lateral do aminoácido
3 Ponto isoelétrico, ponto isoelétrico ou pI, é o valor de pH onde uma molécula, por exemplo, um aminoácido ou uma proteína, apresenta carga elétrica líquida igual a zero. O pI é o pH no qual há equilíbrio entre as cargas negativas e positivas dos grupamentos iônicos de um aminoácido ou de uma proteína.
4
PROTEINAS
1-Estrutura Primária - Dada pela sequencia de aminoácidos e ligações peptídicas da molécula.. Estrutura Secundária - É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na sequencia primária da proteína. Estrutura Terciária - Dada pelo arranjo espacial de aminoácidos distantes entre si na sequencia polipeptídica. Estrutura Quaternária-Surge apenas nas proteínas oligoméricas.
3
5 - O dobramento de proteínas é um processo químico através do qual a estrutura de uma proteína assume a sua configuração funcional.Todas as moléculas de proteínas são cadeias heterogêneas não ramificadas de aminoácidos. Ao dobrar e enrolar-se para tomar uma forma tridimensional específica, as proteínas são capazes de realizar a sua função biológica.
6 - A ligação da primeira molécula de oxigênio facilita o preenchimento dos outros grupos heme, de tal maneira que a ligação da quarta molécula de oxigênio é 300 vezes mais fácil que a ligação da primeira.
8 – Efeito de Bohr é a nomenclatura