Proteina
Proteína
As Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos. São de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementar e massa molecular elevada (de 100.000 a 100.000.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida (ver anexo 1). São consideradas as macromoléculas (moléculas grandes) mais importantes das células e, para muitos organismos, constituem quase 50% de seu peso seco. Uma proteína é um conjunto de no mínimo 20 aminoácidos, mas sabe-se que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. As proteínas são as estruturas, sob o foco da química, de maior complexidade e mais sofisticadas funcionalmente que se conhece. O corpo humano produz cerca de 100.000 proteínas, com cada proteína tendo algumas centenas de aminoácidos de comprimento.
O que distingue uma proteína da outra é o numero de aminoácidos, o tipo de aminoácidos e a sequencia na qual eles estão ligados.
Composição
Todas as proteínas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas delas contêm elementos adicionais, normalmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias sequências específicas.
Papel biológico das Proteínas
As Proteínas têm muitos e importantíssimos papeis biológicos, entre eles está o transporte de oxigênio, feito pela hemoglobina, o armazenamento, que é papel da albumina, que é encontrada nos ovos, e caseína que é encontra no leite, na estrutura corporal dos seres humanos, com