Protecionismo e seus riscos
A maneira indireta é adquirir determinado bem, mas sem ter que produzi-lo, ou seja, importando de outro país.
Por exemplo, a indústria farmacêutica do Japão não consegue suprir toda a demanda japonesa de remédios por isso eles importam os remédios e exportam os televisores como em uma troca, ou seja, Na maneira indireta você faz televisores fabricando remédios.
Essa teoria ficou conhecida como “A teoria da vantagem comparativa” ou como “O caminho indireto para a riqueza”.
Essa teoria diz que nenhum país tem capacidade de produzir todos os bens necessários para suprir com eficiência toda a demanda e as necessidades de seu país. Por isso é mais vantajoso que cada país se especializa naquilo que faz melhor, que gasta menos tempo e insumos e que e produzido com mais facilidade. Por isso a palavra “comparativa”no nome da teoria não significa comparar com outro país mas sim com outro produto com qual deles e mais vantajoso se especializar.
Como no exemplo citado acima, podemos dizer que a America leva mais vantagens produzindo remédios ao invés de televisores e por isso os americanos fazem essa troca com os japoneses que levam mais vantagens em produzir televisores ao invés de remédios. Dessa forma ambos conseguem obter a quantidade necessária para suprir a demanda do país tanto em remédios quanto em televisores.
Esse exemplo expressa o que chamamos de “LIVRE COMERCIO” que é uma associação que possibilita a livre circulação de mercadorias com reduzidas taxas alfandegárias; é resultado de acordo mútuo entre os países envolvidos, que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países.
Não inclui a livre circulação de pessoas.
Ou seja, o Protecionismo expressa idéia completamente contraria ao livre comercio.
Enquanto o Protecionismo traz a idéia de que é preciso