PROTAGONIZANDO A EDUCAÇÃO
746 palavras
3 páginas
PROTAGONIZANDO A EDUCAÇÃOO Planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. As concepções do planejamento são funcionalistas e dialéticas. A concepção funcionalista é a tradicional no ensino, sendo um instrumento de poder. A concepção dialética tem no planejamento a práxis que surge da realidade. Nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo consolida tarefas e saberes críticos, criativos, reflexivos, transformadores, de modo a conceituar o planejamento inovador:Planejar é dar tempo para pensar a prática, antes de realizá-la, esquematizando os elementos mais importantes numa sequência de atividades.
A Lei de Diretrizes Básicas do Ensino prevê dimensões de planos para a área educacional, divididos, conforme sua abrangência, em: Plano Político Pedagógico, Plano de Ensino, Plano de aula.
O Plano Político pedagógico diz respeito aos pressupostos filosóficos, sociológicos e políticos que norteiam a instituição. Deve ser construído coletivamente, envolvendo todos do universo educativo: diretores, especialistas, professores, alunos e pais. Deve, portanto, estimular o processo de autoconhecimento da realidade escolar, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade na definição do Projeto Político Pedagógico e no Plano de Desenvolvimento da Escola. O Plano Político pedagógico se caracteriza como trabalho coletivo, isto é, desenvolvido 'com' e não 'para' os envolvidos no processo educativo. O enfrentamento de saberes e práticas de todos os componentes do grupo dará margem à instauração de um sistema de permutas, resultando na essência desse projeto e no seu caráter crítico-pedagógico.
No Planejamento de Ensino há elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e de atitudes; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para