Prostostomados
9199 palavras
37 páginas
Aula 11) Existe alguma relação entre o tamanho do corpo e o nível de complexidade do anima?
R: Sim, níveis mais complexos de organização, talvez promovam a evolução de um maior tamanho do corpo. Isso ocorre por que, o volume do corpo aumenta muito mais rápido que a superfície. Sendo assim, um animal grande possui muito mais volume que superfície. Sendo assim, essa área de superfície em um animal grande pode não ser suficiente para a respiração e nutrição de todas as células do corpo. Para resolver esse problema os animais desenvolveram 2 soluções:
Invaginar a superfície do corpo para aumentar sua área, ou achatar a superfície, de modo que todas as células do corpo fiquem próximas à superfície (Platyhelminthes). Essa solução permite o aumento do corpo sem o aumento de sua complexidade.
Outra solução, que permite um aumento muito maior do corpo, é o desenvolvimento de sistemas de transporte interno de nutrientes, gases e excretas, entre as células e o exterior. (Chordata).
2) Comente sobre as principais diferenças entre os animais com da simetria radial para os animais com simetria bilateral a nível evolutivo. (AP1 - 2004-2)
R: Os animais bilaterais podem movimentar-se de uma maneira muito mais eficiente que os radiais, explorando melhor o ambiente, por exemplo, como ocorre na busca pelo alimento. Além disso, a simetria bilateral possibilitou a diferenciação do corpo em uma região anterior e outra posterior, sendo a anterior aquela que primeiro entra em contato com o ambiente. Conseqüentemente, houve o processo de desenvolvimento da cabeça (cefalização), onde ocorreu à centralização do sistema nervoso e a evolução de órgãos dos sentidos mais eficientes, que permitiram o aparecimento de comportamentos mais complexos.
3) Como o celoma contribuiu para a evolução dos animais? (AP1 - 2004-2)
R: A presença de uma cavidade celomática permitiu: maior capacidade de movimentação e locomoção pela presença de um esqueleto hidrostático; maior espaço para o