PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA OBTENÇÃO DE COMPRIMIDOS CONTENDO CÁLCIO DE CONCHAS DE OSTRAS
CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO II
PROF:DR LÍVIO CESAR CUNHA NUNES
PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA OBTENÇÃO DE COMPRIMIDOS CONTENDO CÁLCIO DE CONCHAS DE OSTRAS
Allyson Martins Lopes Sousa
Dezembro/2013
Teresina – Piauí
RESUMO
Uma prospecção tecnológica foi realizada com o objetivo principal de encontrar a partir de pesquisa realizada em bases de dados s relativas às patentes de modelos de utilidade, utilizando o nome ostras, pó de ostras e concha de ostras contendo cálcio como descritor para a busca. Nenhum depósito de patente foi localizado. A prospecção tecnológica reflete o potencial em que a formulação do comprimido através do pó de ostras pode ter.
1. INTRODUÇÃO
Dos suplementos de cálcio comercialmente disponíveis, o carbonato de cálcio possui a maior proporção (40%) do elemento cálcio. O pó de conchas de ostras já se mostrou bastante eficaz como suplemento mineral de cálcio, possuindo elevado percentual de carbonato de cálcio. O Brasil, apesar de possuir uma grande extensão litorânea, importa suplementos de cálcio, inclusive pó de conchas de ostras.
As formas farmacêuticas sólidas são as mais prescritas, devido à conveniência da administração e ao conforto do paciente, mas são, entretanto, as que apresentam maiores problemas de biodisponibilidade, pois implicam processos farmacêuticos adequados que provam uma boa desintegração e dissolução, que levam à liberação e à absorção da substância ativa (Storpirtis, 1998).
Diante das descrições científicas, se pretende com este trabalho somente averiguar, realizando uma prospecção tecnológica, o desenvolvimento tecnológico referente a comprimidos de cálcio com o pó de ostras.
2. METODOLOGIA
A prospecção tecnológica foi realizada com base nos pedidos de patentes depositadas no European Patente Office (EPO),no United States Patent and