Prosa Rom Ntica E Realista
Alunas: Beatriz Ribeiro (nº 3), Bruna Duarte (nº 4), Clara Villela (nº 7), Luíza John (nº
20), Lyvia Pires (nº 21), Marianna Moragas (nº 25) e Milena Nascimento (nº 28)
A Moreninha o “A Moreninha” narra à história de Augusto e
Carolina (a moreninha). O romance começa quando Filipe convida seus amigos para passar o feriado na casa de sua avó. Antes de irem à ilha
Filipe fez uma aposta com Augusto: se ele voltasse da ilha sem ter se apaixonado por nenhuma menina, Filipe escreveria um romance.
Caso contrário, Augusto é quem teria que escrevê-lo. o
Ao chegarem à ilha encontram Dona Ana, avó de
Filipe, Carolina, sua irmã e suas primas. Logo no jantar Fabrício espalha a todos a inconstância no amor de Augusto, sendo desprezado pelas jovens, menos Carolina.
.
o
Em uma conversa com D. Ana, Augusto, conta que essa inconstância se deve a desilusões amorosas que viveu e também conta um acontecimento de sua infância: em uma viagem se apaixonou por uma menina que conhecera na praia. Os dois ajudaram um homem pobre e doente e para agradecê-los o homem deu a Augusto um botão de esmeralda que pertencia à menina e a ela deu o camafeu de Augusto.
o
E depois disso nunca mais viu a menina muito menos soubera seu nome. O feriado acabou e os estudantes de medicina retornaram para casa, mas
Augusto se via com saudades de Carolina. Após um tempo Augusto retorna à ilha para se declarar a Carolina, que o chama a atenção por estar quebrando a promessa feita para uma menina anos atrás, tirando do bolso o camafeu. E pagando a aposta, Augusto escreve o livro “A Moreninha”.
Dom Casmurro o “Dom Casmurro” é um apelido dado por um jovem poeta que tentava ler alguns de seus versos no trem, porém
Machado de Assis, como adormecia durante a leitura, não escutava o leito ficava aborrecido e passou a apelida-lo desta forma.
o
Na obra, é apresentada a infância de Bentinho, cujo personagem inventado por Machado de Assis, esta se passa na Rua Matacavalos, onde o