propriedades
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA Il
REARRANJOS
MOLECULARES
VICTÓRIA RAFAELA TÁPIA LOPEZ
JUNHO/2008
Rearranjos Moleculares
A capacidade de prever o produto correto de uma reação orgânica frequentemente depende do reconhecimento da presença de elétrons deslocalizados em moléculas orgânicas.
A regra que nos diz para adicionar o eletrófilo ao carbono sp2 ligado ao maior número de hidrogênios, prêve que quantidades aproximadamente iguais de dois produtos de adição serão formados. Em certos casos, essas regras não podem ser usadas para reações nas quais carbocátions possam ser estabilizados por deslocalização de elétrons.
Rearranjos Moleculares
A estabilidade do carbocátion aumenta com o aumento do número de substituintes ligado ao carbono carregado positivamente.Grupos alquila diminuem a concentração da carga positiva, aumentando a estabilidade do carbocátion, pois a carga positiva não estará mais localizada em um átomo mas dispersa em volume maior no espaço.A disperção da carga positiva estabiliza o carbocátion porque a espécie é carregada e mais estável se a carga está dispersa(deslocalizada) sobre mais de um átomo. Estabilidade de carbocátions: terciários > secundários > primários
Grupos Abandonadores
Quanto mais fraca a basicidade de um grupo, melhor é a sua habilidade de saída. A razão da habilidade de saída depende da basicidade porque bases fracas são mais estáveis.
Como bases fracas não compartilham bem seus elétrons, uma base fraca não é ligada tão fortemente ao carbono como seria uma base forte , e uma ligação mais fraca é mais facilmente rompida.
Rearranjos Moleculares
1)Rearranjos para carbonos deficientes em elétrons:
Rearranjo por migração de hidreto
Rearranjo por migração de alquila
Rearranjo de expansão de anel
Rearranjo de Wolff
2)Rearranjos para nitogênio deficiente em elétrons:
Rearranjo de Hoffmann ; Curtis
3)Rearranjos para oxigênio deficiente