Propriedades Térmicas
Allan Alencar de Moura; Angêlica Cristina de Jesus; Everton Magnabosco.
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia de Produção – Disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais.
1 INTRODUÇÃO
As propriedades térmicas dos materiais estão relacionadas diretamente com o comportamento do material quando calor é aplicado a ele, de tal maneira que suas dimensões variam segundo a temperatura aplicada. Para a aplicação prática são considerados três pontos importantes a serem analisados: a capacidade calorífica, expansão térmica e a condutividade térmica.
2 CAPACIDADE CALORÍFICA
Quando a capacidade calorífica é citada tem-se como ideia central a habilidade de um dado material absorver calor de sua vizinhança. Este é o valor responsável por mostrar a quantidade de energia necessária para que haja aumento na temperatura.
O valor de C é representado em J/mol.K, isso indica que a análise é feita considerando um mol do material trabalhado e em termos matemáticos pode ser representado da seguinte forma:
(01)
Onde dQ é a energia necessária para produzir uma variação dT na temperatura. Outra maneira de se obter dados relacionado a capacidade de variação de temperatura através de energia absorvida é o calor específico, representado pela letra c e esse está relacionado diretamente à massa do material e não ao mol.
Com o aumento da temperatura do material, os átomos começam a vibrar. A frequência dessa vibração está relacionada com a alta quantidade de calor imposta ao material. Porém, por causa das ligações atômicas, os átomos tendem a vibrar coordenadamente, assim propagando uma onda elástica pela rede e essa onda tem uma tem um comprimento pequeno e uma frequência muito alta, fazendo com que a velocidade de propagação seja a do som.