Propriedades químicas dos reagentes
Num metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos elétrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluir livremente, proporcionando a formação de íons positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não-metais. Os eléctrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais (teoria de bandas).
Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com os metalóides e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas à esquerda da tabela periódica.
Características gerais:
Condutibilidade: boa característica de condução térmica e elétrica
Maleabilidade: capacidade de ser transformado em lâminas
Elasticidade: capacidade de voltar ao normal após ser esticado
Em Química, reatividade consiste na tendência que uma reação química tem em acontecer. É um conceito qualitativo, mas pode ser quantificado pela atribuição de uma série de energias, definidas para condições particulares, tais como sob pressão constante, ou sob volume constante sendo um dos capítulos mais importantes da termodinâmica química. A reatividade consiste na tendência que um átomo possui para captar ou perder elétrons.
O Elemento mais reativo "desloca" o elemento menos reativo.
Fila de reatividade: ouro < platina < prata < mercúrio < cobre < hidrogênio < chumbo < estanho < níquel < cobalto < ferro < cromo < zinco < manganês < alumínio < magnésio < sódio < cálcio < potássio
Ex: potássio (último da sequência) é mais reativo que o ouro (primeiro da sequência), então, potássio desloca o ouro em uma reação química, substituindo-o.
2. Objetivo
Este experimento tem por objetivo a verificação experimental de que os metais menos nobres (mais reativos) deslocam os mais nobres (menos reativos) de compostos em reações entre metais e soluções iônicas.