propriedades periódicas
QUÍMICA GERAL E INORGANICA - QUI0070
Prof. Robson Fernandes
Trabalho: “Propriedades Periódicas”.
2013
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento de várias tabelas. As classificações mais antigas, seja a da Lei de Tríades (1817), do Parafuso Telúrico (1862) e da Lei das oitavas (1864) apresentavam muitas incompatibilidades. Daí, o químico russo Dimitri Ivanovich Mendeleiev elaborou uma classificação dentre as outras, que foi a mais ousada. Esta foi aperfeiçoada para dar a tabela atual. Assim, a finalidade de nosso trabalho é destacar as características que os elementos químicos podem relevar segundo suas posições na tabela periódica.
I. ESTRUTURA DA TABELA PERIÓDICA
Na tabela atual, os elementos químicos ocupam 7 linhas horizontais e 18 linhas verticais denominadas respectivamente Períodos e Famílias/Grupos.
Períodos Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas, que corresponde ao número do período. Os elementos conhecidos até o cobre tem sete períodos, denominados conforme a sequência de letras K-Q, ou também de acordo com o número quântico principal- n.
Os períodos:
(1ª) Camada K n = 2s
(2ª) Camada L n = 8s
(3ª) Camada M n = 18s
(4ª) Camada N n = 32s
(5ª) Camada O n = 32s
(6ª) Camada P n = 18s
(7ª) Camada Q n = 8s ou 2p
Grupos Antigamente, chamavam-se "famílias". Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi colocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal. Na tabela os grupos