Propriedades Periodicas
Introdução
Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica, Eletronegatividade, Eletropositividade e Potencial de Ionização. Raio atômico O raio atômico é definido como a metade da distância entre dois núcleos entre átomos vizinhos. Ele depende do número de camadas internas, pois elas exercem uma blindagem na atração entre o núcleo (positivo) e o ultimo elétron (negativo). Quanto maior é o número de camadas, maior é o raio atômico. O átomo de maior raio atômico é o frâncio e o de menor é o hélio.
Família: aumenta para baixo
Período: aumenta para a esquerda.
Energia ou Potencial de Ionização
É a energia que o átomo , no estado gasoso, absorve para perder elétrons. Essa energia é proporcional à força de atração entre o núcleo e o elétron. Como a força e o raio são inversamente proporcionais entre si, quanto menor o raio maior a força de atração. O frâncio é o átomo que tem o maior raio atômico por isso, ele apresenta a menor energia de ionização.
Família: aumenta para cima
Período: aumenta para a direita.
Afinidade Eletrônica
É a energia que o átomo, em estado gasoso, libera ao receber elétrons. Essa energia é proporcional a força de atração entre o núcleo e o elétron. quanto maior a força de atração entre eles, maior a energia liberada.
Observação: Os gases nobres não apresentam valores de eletroafinidade, pois apresentam a ultima camada completa.
Família: aumenta para cima
Período: aumenta para a direita.
Eletronegatividade
É a força de atração entre pares de elétrons compartilhados em uma ligação química. Como os gases nobres, que são naturalmente estáveis, não compartilham pares de elétron , não apresentam valores de