Propriedades mecanicas INCOMPLETO
O conhecimento das propriedades mecânicas de um determinado material, se torna necessário em determinadas situações. Pode-se dizer que, essas características são de grande importância na hora da utilização em serviços específicos. Um exemplo disso, são as vigas de aço e ferro usadas em contruções, que estão sujeitas a grandes cargas e variações de temperatura, o que podem causar deformações ou dilatação do material, fazendo com que a construção não seja tão efetiva, ou até mesmo acabe cedendo. A construção de um material com propriedades adequadas a cada situações, só é possível através do estudo e conhecimento do mesmo, e de sua utlização. Tensão, resistência dos materiais, distribuição efetiva das cargas atuantes no material, são pontos que devem ser bem estudados e analizados na hora de definir onde certo material será usado. A principais propriedades mecânicas, que devem sempre serem levadas em conta são: resistência à tração, elasticidade, ductilidade, fluência, fadiga, dureza, tenacidade entre outras. O que difere a estrutura dos materiais (ductilidade, resistência, etc) é como suas moléculas estão ligadas, que pode ser chamado de arranjo molecular ou arranjo cristalino.
Os metais por exemplo, são dúcteis, possuem alta resistência a tensão e são bons condutores, devido ao modo com que suas moléculas estão distribuidas.
1.1 - Resistência a Tração
Resistência a tração, é o nome dado ao estudo de quanto um determinado material de capaz de suportar forças de tração. Seguindo o exemplo citado anteriormente, o aço que é colocado dentro de uma viga, tem a função de aumentar a resistência a esforços de tração. O concreto que é utilizado juntamente com essas vigas, tem a função de resistir a esforços de compressão. Exemplificando de um modo mais simples: se duas pessoas pegarem uma folha de papel, e ambas puxarem suas extremidades, ela irá se romper facilmente, devido a sua