Propriedades geometricas
Um retângulo é um paralelogramo, cujos lados formam ângulos retos entre si e que, por isso, possui dois lados paralelos verticalmente e os outros dois paralelos horizontalmente.
Pode-se considerar o quadrado como um caso particular de um retângulo em que todos os lados têm o mesmo comprimento.
Fórmulas
O perímetro de um retângulo de base "b" e altura "H" é: A superfície ou área de um retângulo de base "b" e altura "h" é: Cada diagonal tem comprimento:
Paralelogramo
Um paralelogramo é um polígono de quatro lados (quadrilátero) cujos lados opostos são iguais e paralelos. Por consequência, tem ângulos opostos iguais.
Chamando seus lados de "a" e "b", seu perímetro pode ser calculado através da fórmula abaixo: Área
Para calcular a área de um paralelogramo, é preciso traçar-se uma reta perpendicular de um dos lados até o seu oposto, que é um dos lados, que recebe o nome de altura e vale "h", e mutiplica-se esse valor (x) ao comprimento da base b. Há ainda outras duas fórmulas de se calcular a área, caso o valor do ângulo agudo que é aquele de valor inferior à 90º, que se apresenta em umas da diagonais representadas na primeira figura abaixo, que demonstra o ângulo agudo e das diagonais paralelas umas as outras (ou seja, um paralelogramo) diagonais sejam conhecidos:angulos complementares também
Características principais
O ângulo do vértice A é congruente ao do vértice C, ambos acontecem nos vértices D e B.
Possui simetria rotacional.
Uma diagonal faz com que o paralelogramo seja formado por dois triângulos congruentes.
Seus lados opostos e seus ângulos opostos são relativamente iguais.
Seus ângulos de mesmo lado são suplementares.
Suas diagonais são suas próprias bissetrizes.
Losango
Losango ou rombo (◊) é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento.[1] Um losango é também um paralelogramo.
Uma superfície cujos limites são um losango,