Propriedades Física e químicas da matéria
Centro de Ciências Exatas – Departamento de Química
Curso: Química-Licenciatura
Turma: 33
Disciplina: Química Geral Experimental
Propriedades físicas e químicas da matéria: Solubilidade. Determinação do teor de álcool na gasolina
Professora: Débora Piai
Acadêmico(a): Geovana Alda Pereira RA:95204
Mayara Aray Conjiu RA: 95199
Maringá – PR
Agosto - 2015
Introdução
Algumas matérias podem ser naturais e outras artificias, umas são puras e outras são misturas de duas ou mais substancias. Isso se deve ao processo de solubilidade. Certas misturas podem formar sistemas homogêneos ou heterogêneos. Um sistema é homogêneo quando os componentes da mistura tiverem afinidade química para interagirem entre si, constituindo uma única fase. Já o sistema heterogêneo é formado por componentes que não apresentam afinidade química, como resultados formarão fases separadas e com aspectos diferentes, esse fato se deve as forças intermoleculares. [1]
A solubilidade pode ser definida como a quantidade máxima de um soluto pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura. Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
A solubilidade de compostos orgânicos entre si e com a água deveu levar em consideração a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica. Há uma tendência de substâncias polares dissolverem substâncias polares e substâncias apolares dissolverem substâncias apolares, ou seja, semelhante dissolve semelhante, mas há exceções a essa regra. Assim, a maioria dos compostos orgânicos é insolúvel ou pouco solúvel em água, porque a maioria é apolar e a água é um composto polar.