Propriedades fisicas e quimicas da matéria
O presente relatório tem por finalidade a explanação acerca da determinação da equação que representa a densidade de um sólido irregular, assim como também determinar a densidade absoluta de uma substância pura e determinar a porcentagem de uma substância em uma mistura desconhecida utilizados durante a aula prática no laboratório. Quanto à contextualização do assunto serão abordados tanto a descrição como o desenvolvimento de suas principais equações teóricas e cálculos realizados para obtenção de resultados.
As substâncias são conhecidas pela sua composição e também pelas suas propriedades. A cor, Pf e Peb viscosidade e densidade são exemplos de propriedades físicas. Uma propriedade física tema a característica de poder ser medida ou observada sem que a composição ou integridade da substância respectiva seja afetada.
Por outro lado, a afirmação o gasoso reage em atmosfera de oxigênio para produzir água, descreve uma propriedade química do hidrogênio, pois para observarmos esta propriedade do temos de levar a cabo uma transformação química, neste caso a combustão. Em consequência da transformação química, a substância original desapareceu, para dar lugar a uma outra, no exemplo, a água.
Todas as propriedades da matéria podem ser classificadas em extensivas e intensivas. O valor de uma propriedade extensiva depende da quantidade de matéria em questão. A massa e volume são propriedades extensivas. Este tipo de propriedade é aditivo.
Pelo contrário, o valor de uma propriedade intensiva, é independente da quantidade de matéria. Densidade, à temperatura são propriedades intensivas. É interessante ressaltar que a razão entre duas propriedades extensivas é uma intensiva, por exemplo, densidade e concentração.
Massa - A massa é uma propriedade fundamental e intrínseca de qualquer amostra de matéria. Ela é uma medida direta de quanta matéria há na amostra. Valores de massas são, geralmente, determinados utilizando-se balanças, as quais permitem que