Propriedades especificas da matéria
As propriedades específicas nos permite distinguir uma substância de outra. Dentre as propriedades específicas, podemos citar: * Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. * Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc. * Propriedades químicas: reações químicas. Cor Diferentes materiais apresentam diferentes cores. Barra de ouro | | Moedas de prata |
Dureza
É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. A substância mais dura que se conhece é o diamante, usado para cortar e riscar materiais como o vidro.
O quadro é mais duro que o giz, pois ele risca o giz que é desgastado.
Brilho
É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente. | | |
Maleabilidade
Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis.
Ductilidade Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.
Magnetismo Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas. Densidade É também chamada de massa específica de uma substância, é a razão (d) entre a massa dessa substância e o volume por ela ocupado.
Com uma balança podemos determinar a massa de pedaços de cortiça de volume conhecido. Assim, por exemplo, determina-se experimentalmente que (para a variedade