Propriedades dos Corpos imantados
Nome:
Turma:
Magnetismo
Magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos ferro magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que se mostra nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado.
Enquanto os fenômenos magnéticos são geralmente duradouros;
Os corpos magnéticos interagem de forma significativa apenas com um grupo muito seleto de materiais.
Em particular, é válido aqui desfazer-se a ideia em senso comum de que os ímãs atrairiam qualquer metal. Em verdade, a grande maioria dos metais simplesmente não responde em magnetostática de forma perceptível aos sentidos. Entre os poucos que respondem, destacam-se o ferro, o cobalto e o níquel.
O magnetismo pode orientar os corpos em direções definidas. Em outras palavras, em virtude de sua orientação, um mesmo corpo magnético pode ou ser atraído ou ser repelido por outro de forma independente da orientação espacial destes.
Os polos magnéticos - norte e sul - estão sempre presentes no mesmo corpo, nunca podendo ser separados.
O aquecimento de um material magnético faz com que este perca suas propriedades magnéticas.
A magnetização e desmagnetização não implicam alteração no peso do objeto.
Campo Magnético do Planeta Terra
A explicação do por que a Terra se comporta como um grande ímã mostra-se bem mais nebulosa ao considerar-se que os registros magnéticos gravados em rochas vulcânicas