Propriedades do nitrogênio e seus usos na indústria
O nitrogênio, um elemento com número atômico sete, consiste de dois átomos ligados, é um gás inodoro e claro, que está presente em um nível de 78% na atmosfera terrestre. É uma molécula muito estável, resistindo a mudanças em uma variedade de circunstâncias. O ponto de ebulição do nitrogênio é muito baixo, no entanto, o nitrogênio líquido é comumente usado como um fluido refrigerante. As propriedades do nitrogênio e suas propriedades, como grau de estabilidade e baixo ponto de ebulição, desempenham um papel importante na biologia e na nas aplicações industriais.
Muitas das propriedades do gás nitrogênio resultam do seu forte vínculo de triplos elétrons. Os átomos tendem a ser mais estáveis quando possuem oito elétrons na sua camada mais externa, que é a região mais distante do núcleo. Um único átomo de nitrogênio tem cinco elétrons na camada exterior, portanto, dois átomos de nitrogênio tendem a partilhar três desses elétrons entre si, e cada átomo pode desfrutar da estabilidade de ter oito elétrons. Esta é a razão da estabilidade do nitrogênio.
Outra característica do nitrogênio é o seu baixo ponto de ebulição. Na pressão atmosférica, o tipo de gás nitrogênio ferve a -196 graus Celsius. O nitrogênio líquido aparece como um líquido claro semelhante à água e que pode ser armazenado em freezer especial. O nitrogênio líquido costuma ser aproveitado como um fluido refrigerante criogênico, ou uma substância que é capaz de arrefecer outros equipamentos ou dispositivos.
Conforme já citado anteriormente, na Terra, a atmosfera constitui-se de 78,1% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases. A maior parte desse nitrogênio diatômico, no entanto, não está disponível para utilização pelos organismos porque ele está em sua forma estável e molecular. Algumas bactérias podem quebrar a tripla ligação do nitrogênio e anexar