Propriedades do aço
O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.
1.1- Composição e propriedades:
O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo). Portanto, o seu componente principal é o metal ferro, que, conforme mostrado no texto “Ferro”, é obtido em siderúrgicas por meio do seu principal mineral, a hematita, Fe2O3. A palavra “siderurgia”, que vem do grego, significa “trabalho feito sobre o ferro” e trata-se, em geral, de um campo específico da metalurgia que transforma o ferro em aço.
Propriedades.
Densidade média do aço: 7860kg/m³ (ou 7,86g/cm³)
Módulo de elasticidade (Módulo de Young) Transversal: 210GPa
Módulo de elasticidade (Módulo de Young) Longitudinal:79GPa
1.2- Classificação:
Para classificar alguma coisa é preciso ter um critério. Podemos classificar um objeto de acordo com o critério cor (verde/azul/amarelo) ou peso (leve/pesado).
Critérios para Classificação dos Aços.
A classificação dos aços não obedece a um único critério, existindo classificações quanto à composição química, processamento, microestrutura, propriedades ou mesmo aplicações a que se destinam. Basta uma rápida verificação dos índices de diversos publicações dedicadas ao assunto e logo se constatará que os aços estão classificados sob vários critérios quando o desejável seria que se utilizasse de um único parâmetro de classificação. Assim, como exemplos de diferentes tipos de aços frequentemente encontrados na literatura temos: aços ao carbono, aços para ferramentas, aços fundidos, aços inoxidáveis, etc. Note-se que os critérios de classificação utilizados foram, respectivamente, a composição (ao carbono), a aplicação (para ferramentas), o processamento (fundidos) ou a propriedade (inoxidável). Existe uma relação entre tais critérios já que o processamento e a composição