propriedades do aço
Estruturas em Aço
Professor: Atailson D. Pinto
Propriedades do Aço
Aluno:
PROPRIEDADES DO AÇO
O aço é a liga de ferro-carbono em que o teor de carbono varia entre 0,008% até 2,11% . O carbono aumenta a resistência do aço, porém o torna mais frágil. Os aços com menor teor de carbono são menos resistentes, porém são mais dúcteis. Estão presentes no aço as seguintes características físicas:
Ductilidade
É a capacidade de se deformar sob ação das cargas. Os aços dúcteis sob ação de cargas mais elevadas, sofrem deformações plásticas capazes de distribuir essas tensões. A ductilidade também é importante porque conduz mecanismos de ruptura acompanhados de grandes deformações que mostram sinais da ação de cargas elevadas.
Fragilidade
É o oposto da ductilidade. Os aços podem se tornar mais frágeis pela ação de diversos agentes: baixas temperaturas, efeitos térmicos locais causados por solda e etc. A fragilidade é analisada sob dois aspectos: iniciaçāo da fratura e sua propagação.
Dureza
É a resistência ao risco ou abrasão. Medida através da resistência que a superfície do material oferece a penetração de uma peça de maior dureza.
Efeito de temperatura elevada
As temperaturas elevadas modificam as propriedades físicas do aço como o limite de escoamento, módulo de elasticidade, resistência e ruptura.
Fadiga
Denomina-se fadiga a ruptura em tensões inferiores as obtidas em ensaios devido ao trabalho sob esforços repetidos em grande número.
Corrosāo
É o processo de reação do aço com alguns elementos presentes no ambiente em que se encontra exposto. A corrosão promove a perda da seção das peças de aço, podendo se constituir em causa principal de colapso.