Propriedades De Barreira Milk Happy Ultima Vers O Modificada
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOMÉSTICAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE BARREIRA DO ALUMÍNIO
“MILK HAPPY”
RECIFE/PE 2013
1. INTRODUÇÃO
As propriedades de barreira estão diretamente relacionadas com as estabilidade física, química, sensorial, microbiológica e estrutural dos produtos embalados. Da mesma forma que deve proteger o produto das condições externas ambientais, o produto também deve ser protegido para não perder características para o meio ambiente (SANTOS & YOSHIDA, 2011).
A barreira total da folha de alumínio contra luz, gases e umidade é o principal motivo para sua utilização como embalagem para alimentos e bebidas. Mesmo sendo muito fina, a folha de alumínio protege e preserva o aroma e as características do produto embalado. Ele aumenta a vida útil de produtos por vários meses/anos, retendo integralmente seus aromas. Ao garantir a preservação dos produtos por longos períodos sem necessidade de refrigeração, a embalagem de folha de alumínio ajuda a impedir que os alimentos se deteriorem e garante economia considerável de energia (MUELLER & WEISSER, 2002).
No caso do alumínio, matéria-prima escolhida para a embalagem do Milk Happy, as propriedades de barreira relacionadas a este, são: barreira absoluta contra a luz, umidade, oxigênio e odores. Por isso, o alumínio é reconhecidamente seguro para ser usado como matéria-prima de embalagens de diversos produtos, entre eles, alimentos e bebidas.
2. PROPRIEDADES DE BARREIRA DO ALUMÍNIO
A embalagem proporciona uma barreira entre o alimento e o ambiente. Ela controla a transmissão da luz, a taxa de transferência de calor, de umidade, de gases e o movimento de microrganismos ou insetos (FELLOWS, 2006). Esta, deve atuar como uma barreira que impeça ou dificulte o contato entre o ambiente externo e o produto no seu interior (SANTOS & YOSHIDA, 2011).
Embalagens de alumínio oferecem um elevado nível de