PROPRIEDADES COLIGATIVAS
ALUNAS: Isabella Rocha; Joyce Melo; Marianna Albuquerque e Zandara Ohanne.
Disciplina: Química
Profª: Micheline
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
PRESSÃO DE VAPOR (Pv): Quando as velocidades de evaporação e condensação se igualam ocorre o equilíbrio dinâmico. Se a temperatura permanecer a mesma, a pressão medida pelo manômetro permanece a mesma. Quanto mais pressão o líquido faz contra a sua superfície, mais este líquido passará para o estado de vapor, evapora mais rápido. A temperatura e a natureza do liquido são fatores que influenciam na alteração da pressão de vapor de um líquido.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS PARA SOLUTOS NÃO VOLÁTEIS:
As Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas em uma certa quantidade de solvente, mas não da natureza dessas partículas dissolvidas.
Os efeitos coligativos são: tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmoscopia.
TONOSCOPIA: estuda o abaixamento da pressão de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não-volátil. Se um soluto não-volátil for adicionado em solvente, ocorrerá a diminuição da pressão de vapor e consequentemente, vai demorar mais tempo para evaporar.
A pressão de vapor de um solvente puro sempre será maior do que a pressão de vapor de uma solução.
Com a adição das partículas do soluto a força atrativa molecular aumenta e diminui a pressão de vapor do solvente.
EBULIOSCOPIA: É a medida da elevação de temperatura de ebulição de um solvente volátil, provocada por adição de um soluto não-volátil.
Um líquido entra em ebulição quando a pressão máxima de seus vapores torna-se igual à pressão externa – que, no caso de um recipiente aberto, é a pressão atmosférica do local.
Em relação à pressão, quanto maior a altitude, menor é a pressão. Com isso o ponto de ebulição também diminui.
Podemos calcular da seguinte maneira: ΔTe= Te2 - Te
Onde: Te é a temperatura d ebulição do soluto.
Te2 é a temperatura de ebulição