Propriedades coligativas
As propriedades coligativas são de extrema importância para o nosso viver, seja desde um aumento no ponto de ebulição de uma dada solução, ou, até mesmo no controle de concentração da célula por meio de osmose. Tendo isso em mente, entender as propriedades e saber aplica-las em nosso dia a dia foi de suma importância para uma vida mais confortável para o ser humano. É uma das partes da química que mais vemos em nossa rotina e não precisamos ligar a tevê para observar como as propriedades agem, uma simples adição de sal de cozinha (Cloreto de Sódio) na água já muda o seu ponto de ebulição (Ebulioscopia).
Propriedades coligativas
Propriedades coligativas, efeitos coligativos ou fenômenos coligativos (palavra que vem do latim, co=participação simultânea e ligare=unir, ligar) são propriedades das soluções que dependem da quantidade de partículas dispersas, mas não da natureza dessas partículas. As modificações causadas nessas propriedades são causadas pela adição de solutos não voláteis, ou seja, tais solutos possuem pontos de ebulição superior aos dos solventes. Em outras palavras, as mudanças ocorrem pela quantidade do soluto, e não por sua consistência.
Os quatro efeitos coligativos apresentados a seguir são o abaixamento da pressão de vapor (tonoscopia), o aumento da temperatura de ebulição (ebulioscopia), a diminuição da temperatura de congelamento do solvente na solução (crioscopia) e a tendência do solvente de atravessar determinadas membranas de permeabilidade seletiva (osmose). O trabalho tem o objetivo de explicar cada um desses efeitos e sua importância no nosso cotidiano.
Tonoscopia
Quando dissolvido um soluto não eletrólito e não volátil em um determinado solvente, ocorre a queda de sua pressão de vapor (a pressão de vapor é a pressão que um vapor está em equilíbrio termodinâmico com o líquido de onde ele veio, ou seja, quando a quantidade de vapor que se condensa é a mesma quantidade que evapora).