propriedades coligativas
INTRODUÇÃO
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independentemente da natureza dessas partículas.
Propriedade Coligativa
Estudada pela
Diminuição ou abaixamento da pressão máxima de vapor do solvente
Tonoscopia ou tonometria
Aumento ou elevação da temperatura de ebulição do solvente
Ebulioscopia ou ebuliometria
Diminuição ou abaixamento da temperatura de congelação do solvente
Crioscopia ou criometria
Pressão osmótica
Osmoscopia ou osmometria
PRESSÃO
Pressão máxima de vapor de um líquido puro
Pressão ou (tensão) máxima de vapor de um líquido é a pressão exercida por seus vapores (vapores saturados) quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido.
Formação dos vapores de água (Foto: Colégio Qi)
Vale lembrar que, quanto maior for a pressão máxima de vapor de um líquido, maior será sua tendência a evaporar ou dizemos, ainda, que o líquido é mais volátil.
Influência da Temperatura na pressão máxima de vapor
Quando elevamos a temperatura, as partículas do líquido ficam mais agitadas; consequentemente, o liquido evapora mais intensamente, aumentando sua pressão de vapor.
Propriedades Coligativas (Foto: Colégio Qi)
Influência da natureza do líquido
Líquidos mais voláteis do que a água, como o álcool comum, o éter comum, etc., evaporam-se mais intensamente, resultando maiores pressões máximas de vapor à mesma temperatura. Logo, as curvas desses líquidos estarão, acima da curva de pressão máxima de vapor da água. O inverso ocorrerá com líquidos menos voláteis do que a água (como, por exemplo, querosene, óleos vegetais e minerais, etc.).
A maior ou menor pressão de vapor de um líquido depende das forças de intermoleculares. Forças intensas, como as pontes de hidrogênio, “prendem” fortemente as moléculas umas às outras e, em consequência, tornam o líquido menos volátil — isto é, com menor pressão de vapor, como é o caso da