Propriedades Coligativas
Quando elevamos a temperatura, as partículas do líquido ficam mais agitadas; consequentemente, o liquido evapora mais intensamente, aumentando sua pressão de vapor. obs: fazer só a tabela ^^^^^^^^
EBULIÇÃO
Ebulição dos Líquidos Puros
O fenômeno físico onde uma substância passa do estado líquido para gasoso é a vaporização e pode ocorrer de duas maneiras:
- por evaporação, que é uma vaporização calma e ocorre somente na superfície do líquido;
- por ebulição, que é uma vaporização turbulenta, com a formação de bolhas em todo o interior do líquido.
Para que a ebulição aconteça, é necessário que a pressão do vapor (p0) existente no interior de cada bolha seja igual ou superior à pressão externa. Ora, a pressão externa sobre a bolha é dada pela soma da pressão atmosférica com a pressão da camada líquida acima da bolha. Uma vez que esta última é desprezível, podemos dizer que: “um líquido entra em ebulição quando a pressão máxima de seus vapores (p0) torna-se igual à pressão externa — que, no caso de um recipiente aberto, é a pressão atmosférica local”.
Ponto de ebuliçãototal = Ponto de ebuliçãosolvente + ΔTb onde ΔTb = molalidade * Kb * i, (Kb = constante ebulioscópica, a qual é 0,51°C kg/mol para o ponto de ebulição da água; i=fator de Van't Hoff)
Um solvente atinge a sua pressão máxima de vapor e consequentemente a sua temperatura de ebulição quando há um equilíbrio entre as suas fases líquida e gasosa. Ou seja, a quantidade de partículas que migram do estado líquido para ovapor se iguala com o número das que migram do estado de vapor de um gás para líquido. Ao adicionar um soluto não-volátil, na prática estaria criando pequenos obstáculos para as moléculas do solvente. Esse fenômeno é causado pelasolvatação - a tendência natural do soluto apolar de se dissolver no solvente. Como as partículas do solvente estão "presas" pelas partículas do soluto, elas têm maior dificuldade em passar para o estado